TNT Mercúrio adquire 80 caminhões
: Quinta-feira, 31 de Julho de 2008Aquisição é parte do investimento de 100 milhões de euros no Brasil nos próximos 10 anos
A TNT Mercúrio — empresa resultante da aquisição da brasileira Mercúrio pela holandesa TNT — anuncia a compra de 80 caminhões pesados, parte dos 400 veículos que serão adquiridos ao longo de 2008. Do total de 80 caminhões, 60 serão utilizados para a renovação da frota e os outros 20 serão para ampliação.
A aquisição dos caminhões faz parte do planejamento da TNT de investir 100 milhões de euros no Brasil nos próximos 10 anos. Os aportes serão destinados, além da renovação e ampliação de frota, à infra-estrutura e desenvolvimento de rotas rodoviárias no Mercosul. Em 2009, mais 240 veículos serão substituídos.
Os 80 novos veículos, já preparados com nova marca TNT Mercúrio, serão alocados nas rotas que interligam as 130 filiais da empresa, fazendo o transporte de cargas fracionadas, rodando, em média, de 800 a 1.000 quilômetros por dia.
“A TNT Mercúrio está comprometida com a redução de suas emissões de gás carbônico na atmosfera, de acordo com o programa mundial da empresa chamado Planet Me. A renovação da frota no Brasil faz parte deste objetivo global”, afirma Roberto Rodrigues, presidente da TNT Mercúrio. O executivo explica que a empresa trabalha com uma política de renovação de frota que prevê a substituição dos veículos em um período de 3 a 5 anos.
A renovação da frota tem como um de seus objetivos a adequação aos padrões internacionais conhecidos como Euro Standarts. A classificação dos veículos no padrão Euro depende do ano de fabricação do motor e está diretamente relacionado ao volume de emissões atmosféricas. Hoje, a TNT Mercúrio trabalha com veículos classificados como Euro 0 a Euro 3. Em dois anos, graças a esta política de modernização da frota, todos os veículos atingirão o Euro 3, o que garantirá uma redução significativa das emissões de CO (monóxido de carbono), NOX (Óxido de Nitrogênio), material particulado e hidrocarbonetos.
Coerente com sua política de redução de emissões de CO2, a TNT Mercúrio adquiriu recentemente no Brasil 48 Kombis que funcionam com três combustíveis (gás natural, gasolina e álcool). Em oito meses, a iniciativa já garantiu à TNT Mercúrio uma redução de CO2 em cerca de 300 toneladas.