TNT inaugura sorter em São Paulo

: Terça-feira, 26 de Abril de 2011

Terminal reformulado aumentará a capacidade de operação em até três vezes


Neste mês, a TNT, líder no transporte de carga expressa, inaugura seu primeiro sorter no Brasil, na cidade de São Paulo. O terminal, de cerca de 14 mil m2, foi totalmente reformulado e equipado com tecnologia de ponta, que aumentará em mais de 50% a agilidade no processo de carga e descarga de mercadorias.

Um processo de descarga que demorava de quatro a oito horas passa a ser feito em 40 minutos, permitindo que a capacidade de operação da empresa cresça até três vezes. Isso significa que a TNT irá processar até 5.500 volumes por hora.

“O lançamento do sorter de São Paulo está atrelado à estratégia da empresa em investir em tecnologia, uma das prioridades da TNT para este ano. Com isso, vamos agilizar nossos processos e garantir mais segurança, agilidade e rapidez para nossos clientes”, explica Ricardo Gelain, diretor de marketing e vendas da empresa.

Além do sorter de São Paulo, também já está em fase de teste o sorter de Campinas, outra importante região para a TNT, que recebe e direciona uma grande quantidade de carga todos os dias. Outras localidades também estão em estudo para futuras instalações de terminais automatizados.

Tecnologias
A implantação do sorter é a última etapa do processo de automação dos terminais, iniciado em 2009, por meio de um estudo. Foram criadas etiquetas com códigos de barras, que sãolidas por scanners; implantadas esteiras e balanças automáticas no terminal; e, por fim, a atualização do sistema utilizado em toda a empresa.

“Devido a nossa experiência internacional, sabemos que investir em tecnologia é o primeiro passo para atingir o nível de operação gerencial, ou seja, gerir todo o fluxo de informações”, afirma Gelain.