Fatura comercial

As faturas corretas facilitam o transporte

A chave para simplificar os procedimentos aduaneiros é uma fatura comercial completa e correta. A alfândega exige a apresentação de faturas para calcular o montante de taxas e impostos aplicáveis. O preenchimento correto das faturas ajuda a evitar atrasos.

Modelo de fatura comercial

Para ajudá-lo a preencher a sua fatura comercial, preparamos um modelo fácil de usar. Observação: Este modelo é fornecido para fins de orientação do cliente. O preenchimento e o envio da fatura comercial é de responsabilidade da entidade signatária.

Fundamentos da fatura comercial

Qual é o conteúdo da sua remessa ?

 

Descrição dos produtos

Essa descrição oferece às autoridades aduaneiras uma indicação clara sobre o conteúdo de sua remessa. A descrição deve explicar qual é o conteúdo, de que é feito e para que é utilizado (se aplicável), além de ser clara e descrever todos os itens incluídos na remessa.

 

Sistema harmonizado de tarifas

O Sistema Harmonizado (códigos HS) classifica os produtos para que as autoridades aduaneiras saibam quais taxas, impostos e controles podem ser aplicados. É opcional, mas incluir um código ajuda a acelerar a autorização aduaneira.

$

Avalie o valor da sua remessa com precisão

Mesmo se o item for uma amostra, presente ou devolução, ainda assim tem um valor de pelo menos os custos de produção. O valor deve ser o mais preciso possível. Se a alfândega questionar a sua avaliação, isso pode causar atrasos e multas. Mais uma dica: liste o valor dos produtos na moeda especificada na fatura.

País de origem

Esta informação deve mostrar o país de fabricação dos produtos, que pode ser diferente do país de onde os produtos estiverem sendo enviados. Em alguns casos, pode ser exigido um certificado de origem. Para obter mais informações sobre o certificado de origem, entre em contato com a Câmara de Comércio local.

Escolha os Incoterms corretos

É necessário preencher os Termos de Venda (Incoterms) em todas as faturas comerciais. Os Incoterms® 2010 se referem a um conjunto de normas estabelecido pela Câmara de Comércio Internacional e reconhecido internacionalmente que permite que as autoridades aduaneiras identifiquem o proprietário da remessa em todos os momentos durante o seu transporte.

Se você tiver um contrato de vendas, este especificará os Incoterms. Se não tiver um contrato de vendas, será necessário selecionar um dos Incoterms que se aplique às suas remessas para transporte terrestre ou aéreo. Por exemplo, DAP (Delivered at Place - Entregue no local) significa que você, como remetente, pagará pelo transporte, mas o destinatário será responsável pelo pagamento dos impostos e taxas.

Passe pela alfândega sem problemas

Agora você pode ver como passar pela alfândega sem problemas com uma fatura comercial preenchida corretamente. Você mesmo pode preencher a sua fatura, ou poupar tempo e utilizar o nosso modelo de fatura comercial.

Ao visitar e usar esta página, você concorda com o uso de cookies pela TNT e suas parceiras Obtenha mais informações