Fraudes via Internet

Cuidado com os negócios online

A TNT está ciente de que fraudadores usam a identidade da TNT em sites e mensagens de e-mail para enganar quem faz compras pela internet. As comunicações fraudulentas tipicamente se referem a um pedido de transferência eletrônica adiantada para pagar produtos encomendados na internet , antes das mercadorias serem, segundo dizem, enviadas pela TNT. Ou contêm mensagens sobre algum prêmio da loteria.

Nós aconselhamos nossos clientes a terem cuidado com tais solicitações de pagamentos adiantados on-line, e que a existência de um número de consignação (ou número de rastreamento) não é necessariamente prova de que uma consignação esteja em custódia ou sob controle da TNT.
Se você estiver em dúvida quanto à autenticidade de qualquer comunicação da TNT ou se a TNT está de fato entregando uma remessa destinada a você, por favor, contate nosso departamento de Atendimento ao Cliente ( São Paulo (11) 3573-7700 ou para outras localidades, ligue 0800 979 6979.

A TNT faz tudo que é possível e está a seu alcance para evitar que estes esquemas desonestos aconteçam de novo. Nosso serviço ao cliente, departamento de segurança e legal estão trabalhando juntos para informar nossos clientes sobre tais esquemas e acabar com eles. Além disso, nós cooperamos com organizações (inter)nacionais para ajudar a evitar estes esquemas (ex: governos, Western Union, eBay, Office of Fair Trading).

Você acha que foi vítima de um golpe? O que fazer?

A fim de fechar o site fraudulento ou o endereço de e-mail o mais rápido possível, a daí em diante evitar novos esquemas, nós pedimos a você que encaminhe o e-mail fraudulento para e-crime@tnt.com. Por favor, saiba que você não receberá uma resposta depois de ter encaminhado a mensagem.

Além disso, nós o aconselhamos a relatar o caso para a polícia local. Há exemplos que realmente levaram a prisões.

A informação que você encaminha para o e-crime é passada para o departamento de segurança global da empresa. A segurança então usa a informação para abordar formalmente a empresa que hospeda o site ou endereço de e-mail fraudulento. Nós desenvolvemos boas relações com a maioria dos principais provedores de serviços de internet (ISP), incluindo Microsoft, Yahoo e AOL. Uma vez que a TNT envie os documentos a eles, medidas são tomadas normalmente dentro de 24-48 horas. Na segunda metade de 2007, a TNT fechou mais de 1.500 sites fraudulentos e endereços de e-mail.

Para maiores informações e orientações, nós queremos mencionar as seguintes organizações:

Leilões eletrônicos e assuntos relacionados à internet

Se você realizou transações de compra via internet e usou e-Bay, então nós também recomendaríamos que você analizasse a informação contida no eBay Trust and Safety Centre no www.ebay.com e que diz respeito ao uso de serviços de pagamento. A Western Union também fornece orientação sobre consciência em relação a fraudes ao consumidor, orientações estas que podem ser encontradas no seu site global www.westernunion.com.

Informação adicional sobre fraude baseada na internet está disponível através da Federal Trade Commission.

e-Questões relacionadas a loteria

Se solicitaram a você que fizesse um pagamento adiantado a fim de recolher ganhos fraudulentos de loteria ou casos de natureza semelhante, as orientações podem ser obtidas nesse link.

INFORMAÇÃO GERAL

Reino Unido e Europa

Consumer Direct é o telefone e serviço online financiado pelo governo que oferece informação e conselhos sobre questões do consumidor (como Office of Fair Trading e Local Authority Trading Standards Services). Eles fornecem orientação, conselhos e serviços para relato de casos, que estão disponíveis nem seu site.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o Fraud Information Center nacional e o Internet Fraudwatch Program mantêm um site dedicado a relatar fraude, e tem informação específica relacionada a fraude baseada na internet. Ela está disponível no www.fraud.org.