Fatura comercial

As faturas corretas facilitam o transporte

A fatura comercial completa e correta é a chave para facilitar o tratamento aduaneiro. As autoridades aduaneiras exigem a apresentação de faturas para calcular o montante de taxas e impostos aplicáveis. O preenchimento correto das faturas ajuda a evitar atrasos.

Modelo de fatura comercial

Para o ajudar a completar a sua fatura comercial, preparamos um modelo fácil de usar. Observação: Este modelo é fornecido para fins de orientação do cliente. A conclusão e a apresentação da fatura comercial são da responsabilidade da entidade e / ou da pessoa que assina a fatura.

Aspetos essenciais sobre a fatura comercial

O que contem o seu envio?

 

Descrição das mercadorias

Isto dá às autoridades aduaneiras uma indicação clara do que contem o seu envio. A descrição deve explicar o que é, de que é feito, e para o que é utilizado (se aplicável). Deve ser claro e descrever todos os itens incluídos no envio.

 

Códigos Tarifários Harmonizados

O Sistema Harmonizado (códigos HS) classificam as mercadorias para que as autoridades aduaneiras saibam quais as taxas, impostos e controlos que podem ser aplicados. É opcional, mas incluir um código ajuda a acelerar o desembaraço aduaneiro.

$

Valorize o seu envio com precisão

Mesmo se o item for uma amostra, presente ou devolução, ainda tem um valor de pelo menos os custos de produção. O valor deve ser o mais preciso possível. Se as entidades aduaneiras questionarem o seu valor, isso pode causar atrasos e penalizações. Mais uma dica, liste o valor das mercadorias na moeda especificada na fatura.

País de origem

Este deverá indicar o local de produção ou de fabrico das mercadorias. Pode ser diferente de onde as mercadorias são expedidas. Em alguns casos, pode ser exigido um certificado de origem. Para mais informações sobre o certificado de origem, entre em contacto com a Câmara de Comércio local.

Escolha os Incoterms correctos

Precisa de preencher os Termos de Venda (Incoterms) em cada fatura comercial. Os Incoterms® 2010 consistem num padrão reconhecido internacionalmente estabelecido pela Câmara de Comércio Internacional. Permitem que as autoridades aduaneiras identifiquem o proprietário do envio em cada momento durante a viagem.

Se tiver um contrato de vendas, este especificará Incoterms. Se não tiver um contrato de vendas, precisa escolher um dos Incoterms que se aplique aos seus envios terrestres ou aéreos. Por exemplo, DAP (Delivered at Place) significa que você, enquanto remetente, paga pelo transporte, mas o destinatário é responsável pelos impostos e taxas.

Passe pela alfândega sem problemas

Agora pode ver como passar pela Alfândega sem problemas com uma fatura comercial correta. Pode preencher o seu próprio, ou economizar tempo e utilizar o nosso modelo de fatura comercial.

Ao visitar e utilizar esta página, concorda com a colocação de cookies pela TNT e seus parceiros Obtenha mais informações