Fraude na internet

Descubra o que fazer se pensa que foi vitima de uma fraude na internet

A TNT está ciente que alguns sites da web e mensagens de email estão a usar a identidade da TNT para enganar pessoas que utilizam a internet para efectuar as suas compras.

 

As comunicações fraudulentas, de um modo geral, preocupam-se em pedir um adiantamento do valor da mercadoria que comprou através da internet antes que esta esteja em transporte e que supostamente estará a ser despachada pela TNT, quer sejam prémios em lotarias, concursos ou chaves de apartamentos.

 

A TNT não oferece quaisquer serviços de custódia de bens, enquanto se aguarda a confirmação de pagamentos ou outros tipo de confirmação. Se lhe for solicitado pagamento para tipo de serviços via Western Union ou agências similares, poderá ser uma indicação de fraude.

 

Aconselhamos todos os nossos clientes que tenham muito cuidado com os adiantamentos de pagamentos pedidos via internet, mesmo que exista um número de carta de porte tal não significará de que o envio está sobre o controlo da TNT.

 

Se tiver alguma dúvida sobre a autenticidade de qualquer comunicação da TNT ou se a TNT estiver a transportar um envio ao seu cuidado, por favor contacte-nos para os nrs. 707 100 868 ou envie-nos um email para customerservice.pt@tnt.

 

A TNT efectua todas as acções razoáveis que estão no seu poder para prevenir este tipo de fraudes. Os nossos departamentos de serviço a clientes, segurança e legal, trabalham juntos de modo a informar os nossos clientes de fraudes e encerrá-los. Além disso, cooperamos com organizações nacionais e internacionais ( incluído autoridades locais, Western Union, eBay) de modo a prevenir fraudes na internet.

O que deverá fazer caso pense que está a ser enganado?

Para que essas páginas Web ou emails sejam cancelados, e para que possamos prevenir outras tentativas de fraude, a TNT solicita que reencaminhe o email ou emails par e-crime@tnt.com. Alertamos que após ter reenviado o email fraudulento não irá receber qualquer resposta ao seu email.

 

Além disso, aconselhamos que informe o caso às autoridades locais. Existiram situações que resultaram em apreensões e detenções de indivíduos.

Como é que a tnt combate o fraude

Solicitamos a todos clientes que receberam qualquer comunicação fraudulenta que enviem toda a informação possível para nós. Esta informação será reenviada para o nosso departamento de segurança global, que reúne todas as evidências disponíveis. Nós utilizamos esta informação para a empresa que está a hospedar a página fraudulenta ou email fraudulento. A TNT desenvolveu boas relações com a maior parte de fornecedores de serviços de internet (ISP), incluindo Microsoft, Yahoo e AOL. Após a TNT enviar a documentação respectiva aos ISP, são efectuadas todas as acções normalmente num prazo entre 24 a 48 horas. Graças a estes esforços combinados já foram encerrados mais de 500 páginas e emails de internet.

Aumentar a nossa consciência

Durante muitos anos tem existido um esforço de modo a informar e educar todos os nossos colaboradores de Serviços a clientes dos problemas relacionados com o e-Crime que atingem a TNT. Estas plataformas e documentos internos tem tido sucesso no aumento da consciência da problemática do e-crime, dentro da empresa. Esta comunicação tem tido várias formas incluindo:
 

  • Reuniões com os Departamentos Globais de Segurança e Serviço a Clientes
  • Publicações regulares
  • Guias para ajudar o Serviço a Clientes em identificar e responder a situações de fraude

Conselhos úteis

Para obter mais informação e conselhos sobre fraude na internet disponibilizamos-lhe os seguintes links das organizações

Se efectou alguma compra utilizando o eBay, nos recomendamos que leia a informação relacionada com pagamentos de serviços contida no site eBay’s Security Service.
 

A Western Union também disponibiliza um guia de alerta para o Consumidor em Fraudes de internet no seu site global.

Ao visitar e utilizar esta página, concorda com a colocação de cookies pela TNT e seus parceiros Obtenha mais informações