A TNT continua empenhada em melhorar a segurança dos seus envios, concentrando-se nas medidas de mitigação dos riscos, para evitar a exposição a atos criminosos e de terrorismo, para proteger os seus colaboradores, os seus ativos e os bens dos clientes.
A nível mundial, a TNT tem uma equipa de segurança global na sua sede dedicada em garantir a segurança dentro da rede de transporte que inclui: desenvolvimento e implementação de estratégias mundiais de segurança, normas, desenvolvimento de sistemas, gestão do desempenho em matéria de segurança, partilha de boas práticas, gestão dos requisitos de segurança da aviação, apoio no terreno as equipas de segurança e disponibilização de pontos de contactos únicos para os nossos clientes estratégicos, ao mais alto nível.
O Departamento Aduaneiro Mundial e o Diretor de Segurança da TNT (que responde diretamente ao Diretor das Redes de Transporte Mundiais da TNT) são responsáveis pela segurança. Cada unidade operacional e país tem um responsável pela segurança, uma equipa de segurança, assim como uma estrutura com competência para gerir normas e riscos de segurança a nível local.
Nas áreas de risco elevado, a TNT implementa medidas de segurança adicionais que poderão incluir centros de controlo de segurança, GPS, escoltas de segurança, controlo reforçado no local, etc. De modo a proteger os seus colaboradores, ativos e bens dos clientes, a TNT limita as suas medidas de segurança..
A TNT é um membro ativo de várias associações mundiais que incidem em iniciativas relacionadas com alfândegas segurança, que trabalham permanentemente com os organismos reguladores e os seus pares da indústria para aumentar a segurança na cadeia de abastecimento. Além disso, a TNT possui muitos programas, diretrizes, processos e sistemas internos relacionados com a segurança, que abrangem:
A TNT implementou normas de segurança em toda a sua rede de transporte que cobre todos os aspetos de segurança, incluindo a segurança dos veículos, controlo de acessos, circuitos fechados de televisão, seguranças, sistemas de alarme, formação profissional, etc. As normas de segurança da TNT assentam na classificação "C" da TAPA (Transported Asset Protection Association). No entanto, a TNT possui mais de 100 centros de distribuição e armazéns que dispõe da certificação "A da TAPA. Além disso, a TNT tem muitos outros locais que, embora não disponham da certificação "A" da TAPA, estão ao nível da norma "A" da TAPA. Os níveis de segurança para todos os locais que fazem parte da rede da TNT baseiam-se nos resultados das suas avaliações de risco de segurança e dos controlos de segurança pertinentes implementados para mitigação dos riscos.
A TNT está empenhada em cumprir padrões que respondam a diversos programas de cadeias de abastecimento seguras promovidos por entidades aduaneiras de todo o mundo, na aceção da sua certificação do programa de parceria alfândegas-comércio contra o terrorismo dos EUA (C-TPAT) (aprovada pelo Sistema de Proteção de Alfândegas e Fronteiras da Administração norte-americana em conjunto com o estatuto de validação estrangeira C-TPAT) e 25 certificações aprovadas como Operador Económico Autorizado (OEA) em Estados-Membros da União Europeia.
Além disso, a TNT dispõe de certificações de OEA aprovado na Noruega, Suíça e Taiwan, China, uma Secure Trade Partnership + (Parceria Comercial de Segurança; STP +) em Singapura e uma Partners on Protection (Parceiros na Proteção; PIP) no Canadá. A TNT está atenta a todos os programas nacionais aduaneiros e de segurança das cadeias de abastecimento pertinentes implementados de modo a disponibilizar permanentemente um serviço de cadeia de abastecimento seguro.
A TNT desenvolveu um programa consolidado sobre a Segurança da Aviação que incide na melhoria e desenvolvimento contínuos, tendo em conta os mais recentes requisitos regulamentares e avanços tecnológicos, bem como a implementação de processos de boas práticas. A TNT tem um compromisso de elevadíssimo nível e está ativa no âmbito de conversações com os reguladores e organismos da indústria para melhorar os seus padrões de segurança da aviação a nível mundial.