TNT transporta crânio de Tyrannosaurus rex para a Europa
A TNT transportou com sucesso um crânio de um Tyrannosaurus rex - propriedade do Naturalis Biodiversity Centre (Leiden/Holanda) / Museu de História Natural de Leiden - entre o Black Hills Institute of Geological Research no Dakota do Sul, Estados Unidos e o Fraunhofer EZRT research institute na cidade alemã de Fuerth.
O crânio em bom estado de conservação pertence a um T. rex (fêmea) com 66 milhões de anos que foi encontrado em Montana em 2013 e depois adquirido pelo Naturalis em 2014. O esqueleto original será exposto no Naturalis da cidade holandesa de Leiden em Setembro de 2016.
Com um peso de 690 quilos, o crânio fez uma viagem de 7,800 km a partir dos Estados Unidos numa caixa de madeira cuidadosamente preparada e selada com 1,90 metros de comprimento. Inicialmente, a TNT transportou o crânio do Dakota do Sul até ao Aeroporto de JFK em Nova Iorque numa viagem de 2.785 km. Depois levou-o de avião para o Hub aéreo de Liège num Boeing 747 tendo seguido depois por via terrestre até Fuerth na Alemanha. Ao longo das viagens foram sendo enviadas actualizações regulares sobre o estado do transporte. O camião da TNT - especialmente preparado para o transporte - estava equipado com a tecnologia mais avançada de monitorização e era conduzido por um motorista de “serviços especiais”.
“Estamos muito orgulhosos em ajudar o Naturalis Biodiversity Center a trazer um esqueleto raro de T. rex para a Europa,” explicou Grant Cochrane, Global Special Services Director da TNT. “Na TNT temos a experiência necessária e um histórico de entregas de cargas especiais. Porém, esta é a nossa primeira oportunidade para lidar com o transporte de um item pré-histórico com tal valor científico.”