Em que consistem as baterias de lítio?

São pequenos feixes de energia que permitem ligar o mundo. As baterias de iões de lítio recarregáveis mantêm os nossos computadores portáteis e telefones móveis em funcionamento. As baterias de iões de lítio recarregáveis energizam os nossos relógios e os controlos remotos dos automóveis.

Porque são consideradas matérias perigosas?

Numa só palavra? Incêndio.

Com uma potência elevada, as baterias de lítio são concebidas para manter os dispositivos em funcionamento durante horas seguidas. Para que tal seja possível, contêm níveis elevados de energia elétrica. Devido a falhas no seu embalamento ou danos em trânsito, as baterias de lítio podem produzir curto-circuito, provocando o seu sobreaquecimento e incêndio.

 

As baterias de qualidade reduzida ou contrafeitas constituem um risco superior uma vez que não foram sujeitas a testes rigorosos, conforme necessário.

Onde podemos encontrar estas baterias?

Os 10 tipos de envio mais frequentes incluindo baterias de lítio são:

1. Computadores portáteis ou tablets

2. iPhones e iPads

3. Telefones móveis

4. Equipamento de medição

5. Dispositivos médicos

6. Hoverboards

7. Bicicletas elétricas

8. Ferramentas elétricas

9. Desfibriladores externos automáticos

10. Drones

Onde posso obter mais informações?

Descarregue o nosso guia detalhado sobre o envio de baterias de lítio, em formato PDF. Em alternativa, poderá entrar em contacto connosco.

De quem é a responsabilidade?

É responsabilidade do expedidor assegurar que as mercadorias perigosas são corretamente declaradas, embaladas e rotuladas e se fazem acompanhar dos documentos corretos para os países de origem, trânsito e destino.

 

O que podemos fazer é simplificar o cumprimento destas normas. Com algum trabalho de equipa, as suas mercadorias perigosas são enviadas com extrema rapidez.

Algumas questões?

Se tiver dúvidas sobre a classificação da sua encomenda enquanto matéria perigosa ou não, entre em contacto com os nossos especialistas, utilizando o botão abaixo. Estes estarão disponíveis para responder às suas questões sobre materiais perigosos e irão acompanhá-lo ao longo do processo de envio.

Ao visitar e utilizar esta página, concorda com a colocação de cookies pela TNT e seus parceiros Obtenha mais informações